“Para quê contratar um consultor se tenho todas as informações disponíveis na internet?. Além do mais, já tenho pessoas que trabalham comigo.”
Vamos desmistificar alguns mitos da consultoria?
Mitos são narrativos fantasiosos da realidade. O famoso mito da caverna de Platão continua sendo uma metáfora interessante para explicar a necessidade de desenvolver uma visão além do que estamos acostumados a ver.
Na história do filósofo, um grupo de pessoas presas dentro de uma caverna, só tinham acesso a sombras da realidade lá fora, somente quando uma delas consegue sair e volta para explicar o que viu, as outras podem ter uma nova perspectiva de como a caverna se parece do lado de fora.
Em uma alegoria, podemos dizer que o consultor por vezes faz o papel da pessoa que enxerga de fora, por estar muito atarefado com a rotina da empresa, o gestor não consegue ter um parecer do seu empreendimento, livre de influências emocionais. Logo, a consultoria pode fazer o diagnóstico e sugerir as mudanças. Mas antes de entender a importância desse profissional, existem alguns mitos da consultoria que precisam ser desmistificados para que você esteja ciente do que um consultor pode fazer pela sua empresa.
1º Mito: “O consultor vai dizer o que eu já sei sobre minha empresa”
As ocupações impedem de analisar racionalmente os números da empresa sob uma ótica de mercado, a consultoria vai diagnosticar problemas existentes e possíveis problemas que podem acontecer, afinal ele tem experiência e Know-How
2º Mito: “O consultor vai querer mandar na minha gestão“
O consultor atua como conselheiro do gestor, te dando as ferramentas necessárias para que você administre sua empresa com suas próprias mãos. Assim como um médico precisa que o paciente cumpra as determinações prescritas para ter resultado, o gestor precisa trabalhar junto com a consultoria cumprindo as tarefas acordadas e realizando as mudanças prescritas, afinal sem a cooperação do gestor, a consultoria não acontece.
3º Mito: “O consultor vai executar as mudanças previstas“
Embora esse profissional possa ajudar na implementação, ele não é responsável pelo nível operacional, e sim teórico, a execução das atividades devem ser feitos por cada área específica que atende aquela demanda.
4º Mito: “Consultoria é apenas para grandes empresas com grandes problemas“
Os primeiros anos de uma nova empresa costumam ser mais difíceis, afinal, se conquistar um espaço no mercado inspira cautela, mantê-lo exige esforço duplo, por isso a consultoria pode e deve ser empregada na abertura de uma pequena empresa, começar com o acompanhamento certo pode evitar grandes problemas lá na frente.
Segundo pesquisa publicada pelo Sebrae em 2018, 7 em cada 10 micro empreendedores acreditam que 2019 é um ano propício aos negócios, mas quantos saberão aproveitar as oportunidades tomando as decisões necessárias para sua empresa?
Aqueles que tiverem dispostos a buscarem conhecimento e ajuda profissional quando necessário.