Cinco dicas para reduzir custos na minha empresa

Aprenda a diminuir gastos para fechar as contas com mais tranquilidade

A expressão mais utilizada no mercado é o jargão: “custo é igual à unha, temos que cortar todos os dias”.  Porém o grande desafio  é entender como e quais custos “cortar”, afinal o que parece caro pode ser essencial, enquanto o que não traz tantos resultados acaba sendo  ignorado  por custar pouco.

O que isso significa? Ter muitos gastos com valores ditos “pequenos” é tão ruim quanto ter um único gasto com uma demanda considerada muito custosa, como pesar na balança o que vale a pena ficar e o que precisa ir embora? Trouxemos 5 dicas para te ajudar a tomar boas decisões!


1- Faça uma análise minuciosa dos seus custos

A primeira e mais básica dica é simples, porém eficaz: Reveja todas as suas despesas, por mais óbvias que pareçam. 

Faça um levantamento detalhado de tudo aquilo que sua empresa gasta mensalmente, para facilitar, separe primeiro os custos fixos, eles não são necessariamente valores iguais todo o mês, mas são as contas que  chegarão independente de haver lucro ou não, como aluguel, energia, internet e água.

Uma vez que os gastos fixos estão bem organizados, é hora de analisar as demais despesas, olhe minuciosamente cada ítem, o seu olhar deve estar atento ao grau de importância daquela despesa, se ela não puder ser cortada completamente, observe se pode ser diminuída, em caso de dívidas tente negociar para pagar em parcelas.

Não tenha medo de fazer mudanças se necessário, caso aquele fornecedor esteja sempre aumentando o valor, não tenha medo de experimentar outro, a mudança pode ser desconfortável no início, mas pode significar uma economia que a longo prazo, representa um valor considerável no seu caixa, apenas certifique-se que a qualidade do seu produto ou serviço não diminua com esta mudança.

2- Crie metas de consumo

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Quem disse que só a área comercial deve ter metas? É importante criar metas de consumo para todas as áreas da empresa, cortar custos ou diminuir investimentos em setores ditos  “ menos importantes” acaba te impedindo de enxergar possibilidades de economia na empresa como um todo.

Seja em campanhas de diminuição de consumo de energia para o público interno, ou alteração na hora de trabalho para aproveitamento da luz do dia, estabeleça um valor máximo para o uso de recursos da sua empresa, tanto os materiais como papéis, tintas e suprimentos de escritório, quanto às despesas fixas como  eletricidade e água.

Estas metas também devem englobar o orçamento específico para cada setor da empresa, se sua empresa não tem costume de criar um orçamento com teto máximo para atividades paralelas, como divulgação, contratação e limpeza, é hora de rever estas atividades e seu grau de relevância.

3– Envolva a equipe

A ponta é quem tem o “poder” de fazer as coisas acontecerem ou não. 

A sua equipe precisa entender o contexto e estar envolvida no projeto, para que a empresa possa atingir os objetivos de redução dos custos, colar lembretes para economizar energia elétrica em cada interruptor pode ser uma estratégia ignorada se não houver uma trabalho sinérgico de conscientização em toda a empresa. 

Além disso a equipe precisa saber pra que lado remar, senão cada integrante empenhará seus esforços em uma direção diferente e a empresa não sairá do lugar, muito esforço empregado  e pouco resultado desmotiva um grupo, problema que pode ser evitado com reuniões e comunicação objetiva. Garantir que todos entendem a missão da empresa e sua meta, é a melhor forma de obter êxito na busca pela economia.

Certifique-se que a necessidade de cortar custos não crie um clima de instabilidade com o público interno da empresa, rumores podem ser facilmente começados diante da necessidade de economizar, o fato pode criar uma sensação de insegurança financeira e medo de demissão.

4- Celebre os resultados alcançados com o grupo

Todo mundo gosta de saber se está avançando, celebrar as pequenas vitórias no caminho para bater a grande meta ajuda a manter a equipe motivada, além de rever quais resultados poderiam ser melhores, mostra que o esforço empregado está sendo observado e valorizado.

Escolha indicadores objetivo e mensuráveis, e os exponha diante em quadros ou murais, ainda existe o tabu de não falar de números nem revelar a real situação da empresa para os funcionários, mas ser sincero por vezes é a melhor forma de ganhar o respeito do grupo  e claro, o empenho necessário  para a mudança.

O reconhecimento não precisa acontecer através de ações que exigem gastos, como brindes e festas, um simples cartão de “bom trabalho” escrito a mão simboliza o cuidado que o gestor teve em dedicar seu tempo em reconhecer o valor de seu funcionário, uma equipe bem engajada e feliz, trabalha mais e consequentemente gera mais lucro para a empresa.

5- Calcule o seu custo de produção unitário

Se você trabalha com ativos mensuráveis, bens tangíveis,  deve saber o quanto custa para que seu produto chegue ao cliente final, saber o custo unitário tornará possível visualizar onde há maior gasto e se este valor interfere diretamente na qualidade do seu produto.

Se sua empresa oferece serviços, também é possível chegar a um valor específico, embora exija maior atenção, leve em conta despesas como o salário dos funcionários que fazem o serviço, e os softwares utilizados para realizar,  transporte ou outra variável inerente ao seu negócio.

Quando encontrar o valor, divida pela unidade de serviços ou produtos, lembre-se que cada centavo faz diferença, não ignore os números pequenos, eles farão grande diferença a longo prazo.

Para mais dicas sobre gestão financeira do seu negócio, fale com o consultor.