Dentre os desafios de começar a abrir um negócio está a grande lista de tarefas para tirar a ideia do papel, nesse momento, quem está começando pode se perder na “armadilha de possibilidades”, de pesquisas, testes e decisões.
O que fazer primeiro? As cinco dicas a seguir vão te ajudar a começar a estrutura da sua empresa com segurança
1- Escolha um nicho de atuação
A vantagem de escolher um nicho específico dentro da sua área de atuação é a possibilidade de oferecer um produto ou serviço mais direcionado para as necessidades e desejos do seu cliente ideal.
Você vai precisar dedicar muito tempo e esforço no seu projeto, então escolha uma área que goste e que tenha o mínimo de conhecimento para iniciar, leve em em conta sua afinidade com o assunto para conseguir trabalhar no que gosta e também as oportunidades de crescimento dentro dessa área.
O Google trends é uma ferramenta que mostra os principais termos procurados no Google, dá inclusive para fazer buscas regionais para entender o que as pessoas estão procurando dentro da região em que você atua.
2- Estude o mercado
Avalie o mercado ao qual você pretende investir, pesquisas sobre hábitos do seu consumidor alvo vão te ajudar a compreender o comportamento do cliente que você quer alcançar. Seu negócio existe para oferecer uma solução ou tornar real um desejo, a partir disso, sua esteira de produtos pode ser definida para entregar o que seu cliente precisa, no momento ideal.
Uma boa ferramenta para analisar esse cenário da sua empresa no mercado é a Análise Swot. Criada na década de 60 pelo consultor de gestão Albert Humphrey, a matriz identifica as forças e as fraquezas do ambiente interno do seu negócio, e compara com as oportunidades e ameaças do mercado.
As possibilidades de cruzar uma força sua com as oportunidades é um exercício que te fará pensar à frente dos seus concorrentes.
3- Avalie os concorrentes
Tenha em vista que as empresas que oferecem serviços ou produtos semelhantes ao seu, já enfrentaram o desafio de conquistar um espaço no mercado, portanto tem muito a ensinar com seus acertos e erros.
Mas não caia na tentação de copiar, por mais que ofereçam os mesmos produtos e serviços, nenhuma empresa é igual, busque se destacar posicionando sua marca e humanizando seu atendimento ao cliente desde o início.
4- Entenda como precificar
Na hora de precificar é importante observar duas estimativas: O seu custo de produção e a média de preços do mercado.
Se os custos de produção forem muito altos, vai ser mais difícil cobrir com as vendas iniciais e alcançar o ponto de equilíbrio. Quando o preço está muito acima da média de mercado, considere mudar fornecedores e processos para oferecer um preço acessível a seu cliente.
5- Projete os cenários
Quais as suas expectativas de lucro a curto, médio e longo prazo? Defina indicadores mensuráveis para avaliar a saúde financeira do seu negócio, esteja preparado para cenários negativos e defina seu plano de ação e crie estratégias de acordo com as situações.
Tem dúvidas? Entre em contato e solicite um orçamento.