Bem parecidas com os gifs animados, stickers se apropriam de memes, cenas icônicas e são personalizáveis; veja apps para criar.
Se você entendeu o título dessa matéria, já deve estar por dentro da mais nova febre do WhatsApp: as figurinhas (ou stickers). Disponibilizado pelo aplicativo de mensagens instantâneas no final de 2018, o recurso estático ganhou ainda mais adeptos neste ano, após possibilitar a criação de pacotes personalizados.
A função era uma das demandas dos usuários do app e que estava presente no concorrente Telegram há muito mais tempo. Além de colorir as conversas e torná-las mais divertidas, as figurinhas conseguem traduzir em um toque as emoções, sentimentos e reações das pessoas.
“São como um meme, mas vêm em uma nova roupagem. E não necessariamente têm palavras escritas. Só a imagem, desenho ou ilustração já representam aquela expressão, reação ou alguma ideia que temos em mente e queremos falar na conversa”, explica o consultor em marketing Alex Cruz.
Alex Cruz atribui o ‘boom das figurinhas’ ao ambiente propício aos memes, à praticidade das mesmas e à possibilidade de personalização
(Foto: Lorena Vinturini/Divulgação)
Bem parecidas com os gifs animados – que já foram disponibilizados pelo aplicativo anteriormente – muitas figurinhas se apropriam de cenas icônicas de novelas e séries, personalidades da internet e/ou celebridades. Mas para o especialista em Gestão de Negócio e Marketing, o que realmente conquistou as pessoas foi a possibilidade de personalização. “A participação do consumidor e a personalização são dois fatores recentes no mercado. Quando um recurso envolve isso, gera uma interação e um engajamento entre as pessoas”, completa Cruz.
Diferente dos emojis padrão do WhatsApp, é possível criar suas próprias figurinhas. Desta forma, cria-se mais uma identificação, defende o especialista.
Entre os fatores que contribuem para o tal “boom das figurinhas”, Alex cita ainda o fato de tudo acontecer em uma rede social conhecida por viralizar mensagens. De acordo com dados mais atualizados do próprio WhatsApp, a ferramenta tem 1,5 bilhão de usuários ativos – que trocam cerca de 65 bilhões de mensagens diárias.
——————————————–
Clique aqui para ler o Matéria completa