“Foi horrível! Já sentiu a dor de ser abandonado pelos seus clientes? não sei o que aconteceu, um dia eles estavam lá, de repente não estavam mais, foi desesperador!” Relato fictício de um empreendedor desatualizado. Quem não se atualiza, fica para trás! O clichê é bem vindo para falar dos novos hábitos do consumidor em 2019.
Um estudo qualitativo feito pela WGSN encomendado pela PeG identificou três grandes pilares que estão em pauta e devem ser considerados pelo consumidor a partir desse ano: sustentabilidade, diversidade e família.
A preferência por opções mais sustentáveis no dia a dia tem ganhado força, dados da pesquisa Panorama do Consumo consciente no Brasil publicada em 2018 pelo Instituto Akatu, diz que 38% das pessoas iniciaram o consumo sustentável, em 2012 a porcentagem era de 7% a menos, ou seja, as pessoas passaram a agregar no mínimo cinco práticas sustentáveis no seu dia a dia.
Outro pilar muito considerado, principalmente para a geração millennials é a diversidade e respeito à diferença, que pode ser expressa na representatividade das minorias em campanhas publicitárias, na ideologia da empresa, em sua missão, visão, valores e na responsabilidade social.Características que tem sido o diferencial na escolha de muitos consumidores.
O terceiro pilar identificado é a família, os pais estão buscando mais informações e conselhos na internet, pautas familiares, adoção e maternidade estão sendo mais discutidas, por isso atender às necessidades das famílias é mais um pré requisito para alcançar o consumidor.
Se o seu produto ou serviço ainda não se adequou a essas e as novas tendências que virão, é importante fazer os ajustes e rever a proposta de valor, para evitar ficar na triste situação do senhor narrado no início do texto.